Organizar uma viagem

1. Voos
Quando vamos viajar para fora (ou não), é sempre importante marcarmos os voos com antecedência, por vários motivos: o primeiro, é que os voos conseguem ser extremamente mais baratos quando os marcamos com mais de meio ano de antecedência; o segundo, é que se já tivermos as viagens marcadas, "não há maneira" de as adiarmos.

2. Estadia
Tal como os voos, a estadia deve ser marcada com mais antecedência possível para se obterem os melhores preços. Para além disso, quando assim o fazemos, temos tempo para ponderar qual o local que mais se adequa às nossas necessidades...
As necessidades dependem do que vamos fazer: negócios, férias com amigos ou família, outra coisa qualquer, ... Existem momentos onde precisamos de um melhor sítio para ficar e outras vezes em que não precisamos de algo tão bom

3. Itinerário/ Roteiro
Este é um passo que nem toda a gente tem o hábito de fazer e que nem sequer é preciso fazer com muita antecedência... porém, quando organizamos os sítios que queremos visitar, onde ficam e mais ou menos quando tempo vamos levar em cada um deles, torna-se muito mais fácil aproveitar cada dia ao máximo.
Existem roteiros já feitos na net, mas acho que, como cada pessoa é diferente, estes devem ser ajustados ao seu gosto. É bastante útil, quando estamos a fazer um itinerário, aqueles mapas com tudo descrito: ruas, restaurantes, monumentos, ..., porque assim podemos visitar as coisas que estão mais próximas umas das outras duma vez só, evitando assim o ziguezague e o desperdício de tempo.

4. Malas e outras preocupações
Estas são mais outras coisas que devíamos fazer com antecedência... mas que acabam por ficar quase sempre para a última da hora.
Assim, para não nos esquecermos, o melhor é fazer listas: listas de roupa, lista de todos as coisas electrónicas que hoje levamos connosco para todo o lado, lista de cosméticos... enfim listas para o que for preciso.
Desde há uns anos atrás, quando fiz uma viagem com a minha família, que prefiro malas pequenas do que as de porão, isto porque as malas se perderam... quando demos por ela, elas estavam noutro país qualquer que não era o país onde nós estávamos... mas, quando vamos fazer uma viagem em estamos a contar levar ou trazer muita coisa é sempre melhor as de porão.

